Foi realizada, em 16 de outubro de 2019, a solenidade de posse de Jorge Guilherme de Magalhães Francisconi, como Acadêmico do Instituto, na Cadeira nº 9 – Patrono Bernardo Sayão. A cerimônia contou com a presença de acadêmicos, autoridades, familiares e amigos.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o Presidente, Ronaldo Poletti, o Secretário-Geral, Tarcízio Dinoá Medeiros, o acadêmico Paulo Roberto de Almeida, Orador Oficial, e o empossando.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e a abertura oficial da cerimônia, coube ao acadêmico Paulo Roberto de Almeida, em nome do IHG-DF, apresentar e saudar o empossando. O acadêmico discorreu sobre a formação, a profissão e a carreira do arquiteto Francisconi, e ressaltou que a sua vocação “tem tudo a ver com Brasília, e com este Instituto, legitimamente mandatado para preservar a história da ocupação e do povoamento da região central do Brasil, prometida para ser a nova capital desde a independência do Brasil, dois séculos antes dos pioneiros da construção de Brasília, muitos aqui presentes, José Bonifácio e Hipólito da Costa, depois seguidos por Varnhagen, Louis Cruls, e, finalmente, por Juscelino Kubitschek, Lúcio Costa, um urbanista, e Oscar Niemeyer, um arquiteto. Francisconi pertence a essa família de construtores e de planejadores urbanos.”

Em seguida, o arquiteto Francisconi fez um pronunciamento de exaltação ao seu patrono Bernardo Sayão e ao seu antecessor na Cadeira nº 9, Governador Joaquim Roriz. Ao concluir, agradeceu a presença de todos e invocou o pensamento de Aloisio Magalhães: “A tarefa de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro em vez de ser tarefa de cuidar do passado, é essencialmente uma tarefa de refletir o futuro.”

Posteriormente foi realizada a leitura e o acolhimento da assinatura do Termo de Posse pelo acadêmico Tarcízio Dinoá Medeiros, e entregue o Diploma de Acadêmico pelo Presidente ao empossado.

Ao final, em nome do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, o Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a solenidade.

Discursos de recepção a Jorge Guilherme Francisconi

Discurso de Posse Sr. Jorge Guilherme Francisconi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *