Na noite de 26 de maio de 2022 tomaram posse como sócio acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal os professores Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa e Argemiro Procópio Filho. A cerimônia foi realizada na sede do Instituto, presidida pelo acadêmico Ronaldo Poletti e contou com a presença de amigos e familiares. Os novos integrantes foram saudados pelo acadêmico Virgílio Caixeta Arraes que em breves palavras enalteceu a relevante formação acadêmica e as atividades como docente dos empossados.

A professora de artes Thérèse passou a ocupar a Cadeira nº 90 — Patrono Álvaro Lins — sucedendo o saudoso acadêmico Márcio Cotrim. Em seu discurso de posse enalteceu a figura ímpar de seu patrono destacando a sua atuação nos diferentes campos desde a literatura até a política, tendo exercido diversos e relevantes cargos públicos, de reconhecimento nacional e internacional. Já em relação ao seu antecessor o acadêmico Márcio Cotrim exaltou o seu trabalho junto a comunidade e a sua paixão por Brasília

O professor Argemiro Procópio Filho em seu discurso de saudação ao patrono da cadeira nº 99 – João Ribeiro, sucedendo o jornalista Rubem Azevedo Lima rememorou alguns passos do filólogo e poeta. “Ele é mestre que brindou ao mundo das letras sua arte gravada na interpretação histórica, na língua portuguesa e na sua coletânea dos versos Idílios Modernos.”

E ainda: “Em sua trajetória, João Ribeiro apresentou um feche de obras. Ademais da lembrada História do Brasil, cito História do Brasil, curso Superior. Todas preencheram lacunas no universo escolar nacional e enriqueceram o curriculum pátrio.”

E nos apresentou a relevância da pesquisa histórica para João Ribeiro: “Por abordar e interpretar os fatos não como novidades, mas como fonte de onde jorra a água que sacia a sede do saber, Ribeiro misturou a pesquisa histórica com a docência. Privilegiou a gente brasileira. Sabia que sem o povo não vigam éticas, ideias e nem ideais.”

O encerramento da solenidade deu-se com a leitura dos Termo de Posse, juramento e diplomação dos novos integrantes do quadro de sócio acadêmico do Instituto.

E, para abrilhantar, ainda mais a noite, ocorreu a apresentação musical com João Fleury no saxofone e Matheus Donato no cavaquinho, que trouxeram ao centro do palco arranjos próprios, vivos, de clássicos da nossa música.