Em Sessão Magna realizada em 12 de maio de 2022, os professores Carmen Lícia Palazzo e Eduardo José Antunes Netto Carreira assumiram respectivamente a cadeira nº 93 — Patrono José Honório Rodrigues, sucedendo Mário Tomelin e a cadeira nº 123 — Patrono Octávio Tarquínio de Souza, sucedendo Francisco Ozanan Correa Coelho de Alencar, como sócios acadêmicos do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

Em nome do Instituto, saudaram os novos empossandos, os acadêmicos Virgílio Caixeta Arraes e Carlos Eduardo Vidigal.

Após a leitura do Termo de Posse e assinaturas, os emposandos fizeram o juramento e foram agraciados com o Diploma de Sócio Acadêmico.

Na exaltação ao patrono de sua cadeira a professora Carmen Lícia ressaltou que além de um grande historiador, José Honório Rodrigues foi um homem corajoso, franco, bem conhecido entre os colegas e alunos por seu temperamento forte e direto. Ele nunca deixou de dar sua opinião sobre a realidade brasileira e nos mostrou um caminho de perseverança, de dedicação à pesquisa histórica e de dignidade como cidadão, em tempos nem sempre muito fáceis para a lida das Humanidades.

O professor Eduardo Carreira iniciou seu discurso citando que Octávio Tarquínio foi um historiador especialmente sóbrio e consciencioso do ofício, particularmente interessado em história política e em história biográfica.

 

E em última nota: “É sabido que um grande homem não raro se faz com a ajuda de grandes mulheres. E aqui é impossível não lembrar que Octávio Tarquínio foi casado em primeiras núpcias com a artista Maria Martins, internacionalmente considerada uma das principais, senão mesmo a principal, escultura vinculada ao movimento surrealista. E que em segundas núpcias, casou-se com Lúcia Miguel Pereira, grande historiadora da literatura e biógrafa de Machado de Assis.”.