Em 8 de maio de 2019, foi realizado o segundo encontro do Clube de Leitura Júlia Kubitschek. A obra escolhida para o debate foi Kalunga, da escritora de romances históricos Custódia Wolney. Este romance, segundo a autora, aborda questões como grilagem de terra, preconceito racial e influência indígena na comunidade Kalunga; focando os valores e as tradições afro-brasileiras e mesclando ficção com relatos históricos de acervo de centros culturais, universidades e pesquisadores.

O médico e escritor Tarcísio Almeida assim se expressou no prefácio: “o romance histórico registra a luta pela liberdade, individual e coletiva, enfrentando ameaças e morte, superando invasores, grileiros, fazendeiros de gado, represas hidroelétricas; a passagem veloz, da situação isolada, esquecida do mundo, por ele negligenciada, ao exercício da cidadania; e o rápido aprendizado das coisas consideradas modernas, abandonando tradições ancestrais.”

Andrey do Amaral, professor de redação e literatura, assim define a autora: “nossa romancista tem um diferencial: traduz com maestria os fatos históricos por meio de histórias interessantes e articuladas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *