Em 13 de junho foi realizada a palestra 40 anos do programa Antártico Brasileiro, aspectos geopolíticos organizada pelo Instituto.

Coube ao primeiro coordenador científico da Operação Antártica, o biólogo e professor do Departamento de Botânica da Universidade de Brasília, Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara, a explanação sobre o importante projeto realizado na Estação Antártica Comandante Ferraz, voltado para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Em sua explanação o professor Paulo afirmou que o Brasil tem um comprometimento sério e definitivo com a região da Antártica. Que o continente gelado soma 14 milhões de km² e tem as maiores reservas de água doce do mundo. Cerca de 70% estão na Antártica e não na Amazônia, como muitos pensam. E, que, também se encontram na Antártica as maiores reservas de petróleo, de ouro e de diamante. O Brasil fala de igual pra igual com as grandes nações do mundo, podemos opinar sobre o uso dessas riquezas, temos o direito a voz e voto.

Na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), estrutura do Brasil no continente Antártico, toda parte logística é coordenada pela Marinha do Brasil com apoio da Força Aérea Brasileira.

Durante a palestra contamos também com a participação do CMG José Benoni Valente Carneiro e a presença do CMG Daniel Alejandro Klecha e Liliana García Cuerva.