O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal realizou, em 18 de dezembro, a solenidade de encerramento das atividades de 2019. Na ocasião, o IHG-DF comemorou os 25 anos do curso Distrito Federal: Seu Povo, Sua História.

Compuseram a mesa de honra os acadêmicos William Carvalho, que presidiu a sessão, Tarcízio Dinoá Medeiros, Secretário-Geral; Padre José Carlos Brandi Aleixo, Diretor de Publicações; Cleusa Neves da Silva Lopes, 1ª Diretora de Biblioteca, e Adirson Vasconcelos, ex-presidente do IHG-DF.

Após o canto do Hino Nacional Brasileiro e a abertura da solenidade, o acadêmico Tarcízio Dinoá Medeiros fez um breve pronunciamento sobre a edição da Revista do Instituto, Número 9, cujo lançamento ocorreu neste dia e destacou o trabalho desenvolvido pela Equipe Educacional do Instituto.

Em homenagem aos 25 anos do curso Distrito Federal: Seu Povo, Sua História, realizado em parceria com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação do Distrito Federal, a professora Cleusa Lopes discorreu sobre a criação e a importância do curso. Avultou a colaboração dos acadêmicos que participaram como palestrantes: Ernesto Silva (in memoriam); Affonso Heliodoro (in memoriam); Raimundo Nonato (in memoriam); Lucídio Albuquerque (in memoriam); Geraldo Campos (in memoriam); Adirson Vasconcelos; Adalberto Lassance; Vera Ramos; Nina Tubino; Eugenio Giovenardi; Cristina Leite; Aldo Paviani; Ronaldo Costa Couto; Claudio Queiroz; Roberto Castello; Pedro Jorge de Castro e Branca Bakaj. E ainda, os palestrantes Ercília Steinke e Valdir Steinke (UnB); Elias Manoel da Silva (ArPDF); Wilson Vieira Junior; Antonio Gutemberg de Souza; Carlos Candango e Lúcia; Jurema Machado (UNESCO); Profª Helena Ribeiro; Profª Neusa França; Profª Andréia Rollemberg; Prof. Estevão Ribeiro Monti; Profª Lenora Barbo; Prof. Manoel Martins Pereira; Profª Darcy Dornelas de Farias e Profª Alcidéa Vieira Coelho.

No Fórum dos Pioneiros, uma das atividades do curso, ela ressaltou a participação dos seguintes pioneiros: José Linhares; Gustavo Ribeiro; Maria Carolina Ferrão; Antônio Ferrão; Olga Abrão; Dayse Collet; Hilda Ribeiro; Claudionor Pedro dos Santos; José Auri; Edson Béu; Maria Marta Cintra; Maria Coeli Vasconcelos; Maria Izabel e Neusa França.

Lembrou, ainda, os principais locais visitados nas saídas de campo: Arquivo Público do DF; Museu Vivo da Memória Candanga; Praça dos Três Poderes (Museu da Cidade, Espaço Lucio Costa e Panteon da Pátria); Estação Ecológica de Águas Emendadas; Pedra Fundamental de Brasília; Museu de Planaltina e Igreja de São Sebastião; Catetinho; Casa Velha da Fazenda Gama; Parque Nacional de Brasília; Memorial das Idades do Brasil – Paulo Bertran; Zoológico de Brasília; Lago Paranoá; Jardim Botânico; Chapada Imperial; Unidade de Vizinhança 107/108 – 307/308 Sul; e a Serrinha do Paranoá.

Por fim, a acadêmica Cleusa Lopes, agradeceu aos parceiros pela valiosa e indispensável contribuição para o êxito do curso: EAPE-Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação; Arquivo Público do DF; Catetinho; Casa Velha da Fazenda Gama; Parque Nacional de Brasília; Barca Brasília – Edmilson Figueiredo; Memorial das Idades do Brasil – Paulo Bertran; Museu de Planaltina; 14º Batalhão de Polícia Militar de Planaltina; e Estação de Águas Emendadas – Professoras Muna Ahmad Yousef e Maria Izabel Silva Magalhães; ao professor André Rabelo e ao senhor Nelimar Cavalcante; e aos funcionários do IHG/DF Agnês de Lima Leite, Marcelo Cardoso da Silva e Ivonete Moreira Vieira.

Na programação, constou também, entrega de Placa de Homenagem e Gratidão pelos integrantes da Mesa de Honra, aos professores por sua inestimável dedicação e por seu profissionalismo dispensados ao longo dos 25 anos do curso. Receberam a homenagem os professores: Olímpio Pereira Neto; Cleusa Neves da Silva Lopes; Antônio Edvar de Araújo Lima; Darcy Dornelas de Farias; José Ribamar Oliveira Madeira; Manoel Martins Pereira; Denise Coelho Silva Rabello; Telma de Fátima Ferrão de Lima; Alcidéa Vieira Coelho; Otávio Alves de Oliveira; Ivana Caldeira de Oliveira e Luiz Gustavo Leonel dos Reis.

O evento contou com a participação do violinista Rafael Oliveira com o recital Wave (Tom Jobim); Peixe Vivo (Milton Nascimento); Eu só quero um xodó (Anastácia e Dominguinhos); Que nem jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira); Asa Branca (Luiz Gonzaga); Fascinação (Dante Pilade “Fermo” Marchetti e Maurice de Féraudy); e Moliendo café (José Manzo Perroni).

Na ocasião foi entregue aos acadêmicos a correspondente Moção de Louvor emitida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em comemoração aos 55 anos do Instituto. Em seguida, o acadêmico Padre José Carlos Brandi Aleixo apresentou uma breve mensagem sobre a importância e o verdadeiro significado do Natal.

Ao final, em nome do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, o Presidente da Sessão, acadêmico William Carvalho, agradeceu a presença de todos e encerrou a solenidade desejando Boas Festas a cada um dos presentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *