O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federa e sua Comissão de História e Geografia promoveram, em 21 de agosto de 2019, a palestra O Coronelismo da República Velha e o Messianismo no Sertão do Nordeste, proferida pelo acadêmico Luiz Serra, escritor e professor de literatura, autor do ensaio sociopolítico brasileiro intitulado O Sertão Anárquico de Lampião (2ª ed. Outubro Edições).

O acadêmico Carlos Valoussière, Presidente da Comissão da História e Geografia, procedeu à apresentação do palestrante.

Em sua abordagem, o acadêmico Luiz Serra apresentou aspectos da República Velha e os fenômenos particulares no território do Nordeste, como: o coronelismo da República Velha no sertão do Nordeste; a Coluna Prestes na conflituosa travessia nordestina dos coronéis da guarda nacional e dos cangaceiros; o distanciamento oficial do Brasil real sertanejo nordestino; o messianismo de Padre Ibiapina a Padre Cícero, a “Polaca”, a constituição de Vargas, no epílogo desses fenômenos interiorizados.

Ressaltou que a República, embora tenha o epíteto Velha, ultrapassada, no entanto produziu brasileiros de valor cultural e humano, como Rodrigues Alves, Marechal Rondon, entre tantos outros vultos imprescindíveis para o correr do nosso tempo republicano. E, ainda: características salvíficas como o messianismo: Padre Ibiapina, Padre Cícero e Antônio Conselheiro.

Ao final da conferência, os presentes contribuíram com a discussão em pauta, e o Presidente Ronaldo Poletti, entregou ao Professor e acadêmico Luiz Serra o Certificado de Agradecimento do IHG-DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *