Com homenagem ao autor dos primeiros registros da construção da nova capital, fotógrafo Mário Fontenelle, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal – IHG-DF comemorou os 58 anos de Brasília, no dia 25 de abril de 2018. A solenidade contou com a presença dos ilustres acadêmicos, familiares e amigos.

Na abertura da cerimônia, a Presidente em Exercício, acadêmica Vera Ramos prestou homenagem à Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade, e ressaltou a importância do trabalho do Instituto: “Nesse sentido, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal vem, com muito orgulho, fazendo a sua parte. Com a divulgação da História e da Geografia e ações de educação patrimonial, estamos contribuindo para preservar Brasília e sua memória. Só quem conhece, dá valor e respeita o patrimônio cultural.”.

Destacou, ainda, a falta de uma efetiva ação política para que Brasília seja, de fato, protegida: “Falta, sem dúvida, uma verdadeira opção política por preservar. Só assim, serão implementadas ações de promoção do patrimônio cultural, com a difusão de informações sobre Brasília, ações permanentes de conservação e restauro, ações de fortalecimento institucional dos órgãos de proteção, e muitas outras.”.

Em seguida, o acadêmico e cineasta Pedro Jorge de Castro fez uma breve apresentação do curta-metragem de sua autoria, Mário Fontenelle – A Oração Silenciosa.
Ao final da apresentação, a Presidente Vera Ramos entregou ao acadêmico Pedro Jorge de Castro Certificado de Agradecimento do IHG-DF.

Leia o pronunciamento da Presidente Vera Ramos na Comemoração dos 58 anos de Brasília.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *